O IMC é um cálculo recomendado para todos, sejam atletas ou não, existe uma forte corrente que não a recomenda para atletas, porém basta se ajustar, adaptar ou entender o cálculo para que ele também atenda atletas.
Mas por que não se recomenda?
Isso acontece pois normalmente o corpo de atletas possui uma proporção diferente entre gordura e massa muscular das pessoas que não são atletas e isso faz com que o cálculo seja as vezes errado.
Vamos a um exemplo
Imagine um atleta de 1,80 que que possui um corpo de tamanho médio ao olhar para ele, agora imagine um irmão gêmeo dele que não é atleta e que ao olhar para o corpo de ambos possui o mesmo tamanho médio. Nesse caso o atleta será mais pesado, pois o mesmo tamanho de massa muscular possui maior peso que o mesmo tamanho de gordura, lembre-se todos temos gordura, até mesmo os atletas. Dessa forma ao se fazer o cálculo de IMC de ambos os irmãos, aquele que é atleta poderá ser considerado acima do peso, mesmo possuindo as mesmas proporções do outro irmão pois o músculo pesa mais.
Então basta entender que um atleta deverá utilizar uma outra tabela, e poderá também fazer o acompanhamento do seu IMC, porém tendo essa ciência.
Outro detalhe importante é que existem pessoas que mesmo não sendo atleta possuem uma facilidade de ganho de massa muscular, atrapalhando também o cálculo.
Lembre-se o importante não é o IMC mais sim a saúde.
Saúde em primeiro lugar.